sexta-feira, 8 de maio de 2009

A crise que estamos esquecendo....


Em tempos de crise não se pensa em mais nada! Não se fala em mais nada. O mundo fica um caos, preocupações a mil.

As preocupações são tantas que, muitas vezes, nos esquecemos de olhar à nossa volta, de atentar para pequenas crises que nos acometem todos os dias, a todo o momento...

Chamo de crise, tudo aquilo que foge ao nosso controle: as relações interpessoais, a violência, a fome. Sim, a fome!

Hoje, me deparei com uma cena lamentável. Ao sair do mercado, vi dois seguranças enormes espancando um menino que deveria ter uns 10 anos de idade. Puxões de orelha, pontapés. Fiquei estatelada e pensei comigo:seja lá qual for o motivo, esses brutos não tem o direito de encostar o dedo nessa criança. Quis me aproximar e acabar com aquela cena, mas confesso que fraquejei- estavam todos muito agitados, acho que minha voz não faria diferença naquele momento.

Me calei e observei, assim como todos à volta.

O motivo dessa barbárie: o menino tentava sair do mercado com um saco de pão, encondido na roupa. Em plena confusão, enquanto os seguranças se preocupavam em bater, o garotinho tentava, às lágrimas, segurar o saco de pão que tanto necessitava. Necessitava sim, eu pude ver em seus olhos, nos seus gritos a importancia que aqueles poucos pães tinham, naquele momento.

Findada a cena deplorável, perdi a noção de tempo e espaço. Fiquei parada, refleti.

Nunca passei fome na vida, e não consigo nem imaginar o que seria capaz de fazer para conseguir comida, se não a tivesse garantida todo dia. Tentei ir atrás do menino, quando sai do mercado, mas já não o encontrei. Embora não tivesse pão, nem mesmo dinheiro, tinha comigo duas barras de chocolate que tinha acabado de comprar...queria poder ajudar de algum jeito!

Algumas horas já se passaram e a cena não vai embora.

Até agora não me sai da cabeça o fato de eu estar de banho tomado, barriga cheia e agasalhada, enquanto aquele pobre menino está por ai, debaixo dessa chuva que não pára, com a barriga vazia e o pensamento naquela sacola de pães...

O que é uma crise financeira diante da fome que atinge mais de 900 milhões de pessoas, no mundo? Ela está do meu lado, do seu lado. Em todo lugar.

Tristeza. Impotência. É assim que me sinto.

9 comentários:

  1. Filha!
    Contundente , doloroso e terrivelmente real.

    ResponderExcluir
  2. Como diz um amigo: "Me faltam as palavras"...

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Vi uma cena parecida sábado passado !! Só que quando os guardas ainda estavam saindo do mercado, o menino já havia atravessado o córrego da Centenário e estava dentro de um ônibus. 1x0 pra ele. Porém na sacola não havia pão, mas uma garrafa de vodka que ele bebia olhando pela janela enquanto o ônibus ia embora !! Pena.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. filhota:
    vá se acostumando, sem jamais perder a capacidade de se indignar. os puliça adoram afrontar quem não está armado que nem eles.
    bj do pai

    ResponderExcluir
  5. Nana:

    Maravilhoso ver como você se preocupa e pensa.
    Se quiser ler algo contundente sobre este assunto que tanto lhe comove, recomendo Os Miseráveis, de Victor Hugo. Romance antigo, para uns, e até demodé, mas para mim foi o ponto alto no entendimento sobre a sociedade, suas injustiças e toda a filosofia que gira em torno disso.
    O escritor foi um daqueles que revolucionaram sua época, e na ocasião se discutiam mudanças fortes no Direito, para o que em muito contribuiu sua obra.
    Será muito útil para você.
    Se quiser o livro, empresto.

    ResponderExcluir
  6. tia, já li este livro e adorei. Realmente ele dá show no entendimento de muitas coisas...
    Obrigada pela visita e pela recomendação!

    ResponderExcluir
  7. no meu dia a dia nestes tres meses de bahia, me choquei e muito, nunca havia visto tanta miséria, gente matando a fome ao procurar nos sacos de lixo da cidade por qualquer coisa de comestível.
    o pior é ter visto que quase ninguém quer se deparar com esta realidade, todos olham e fingem nao ver. é exatamente tao triste quanto a propria miséria.
    bom saber que seus olhos estao abertos e podem ver! se cada dia mais uma pessoa se conscientisasse e abrisse os olhos, breve nao haveríamos mais de nos deparar com estas cenas.

    ResponderExcluir
  8. essas cenas se tornam inesquecíveis. Também não sei o que fazer.
    adorei sua visita.
    beijo
    Martha

    ResponderExcluir