quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Medicina

Para muitos, a escolha profissional segue, apenas, a um critério: o retorno financeiro. Para outros poucos, a satisfação pessoal também deve existir, embora, esta mesma seja colocada em segundo plano.
Eu sou do contra. Acredito piamente que, para sermos bons no que fazemos, devemos ter prazer e satisfação até nas coisas mais simples e rotineiras da nossa profissão. E foi por isso que escolhi a medicina. Para quem não me conhece, deixe-me explicar: Eu não sou médica, apesar de já me sentir como tal. Sou filha e irmã de médicos. Cresci no interior, e sempre convivi com pessoas que iam a nossa casa se consultar com os meus pais. Achava um barato o "poder"(sim, para mim aquilo era mágico) que eles tinham de curar dores e machucados que me pareciam incuráveis –tudo, na mais perfeita calma e firmeza. Sempre tive vontade de fazer igual...de ouvir um “obrigada Doutora, você salvou a minha vida!”. Hoje, estou num cursinho pré-vestibular, na disputa acirrada por uma vaga para Medicina, na Universidade.
Amo a medicina em todos os seus aspectos, e a vejo como um trabalho social no qual o retorno mais importante vem, da forma mais natural e bela: a vida.
A vida que nasce nos nossos braços, a vida que morre neles, a vida de que se renova.
Tem gente que não acredita, mas não quero ser uma médica como todos os outros. Posso até ser infantil com esse sonho de querer mudar o mundo com tão pouco(pouca experiência, pouca idade, pouca maturidade...), mas não aceito a idéia de ter o conhecimento e não poder fazer nada por aqueles que precisam de mim. Quero muito poder ajudar aqueles que estão na zona rural, longe de qualquer apoio ou informação; aqueles que moram nas periferias, longe do saneamento básico e dos planos de saúde. Quero trazer vidas ao mundo, quero curar dores.Quero dar atenção à quem não tem...
Quero ouvir e ser ouvida. Quero dizer ao mundo que nem tudo é como aquilo que vemos na televisão. Quero gritar. Quero mostrar que a África parece estar longe, mas pode estar bem mais perto de nós do que imaginamos. Quero mudar. Quero tossir todas as lamúrias... tirá-las de mim. Mas quero agir.
Pode parecer utopia, mas tenho a vontade de sair por esse “mundo de meu Deus” ajudando a quem necessita, pondo em prática o Direito que todos têm de serem atendidos dignamente, com atenção e a qualidade que, infelizmente, pouco se vê. Um médico não deve tratar dessa ou daquela pessoa, um médico de verdade deve tratar do ser humano, independente de cor, raça ou situação econômica.
Por enquanto, minha história se baseia em sonhos, em “queros”...Mas tenho comigo a certeza de que posso fazer pelas pessoas muito mais do que já foi feito. Não tenho provas de que tudo o que, sempre, falei e desejei se realizará, mas nunca deixarei de fazer algo por falta de vontade, afinal, tenho fome de justiça e sede de respeito.
Minha sorte está lançada...

JURAMENTO DO MÉDICO
PROMETO:Que ao exercer a arte de curar, me mostrarei
Sempre fiel aos preceitos da honestidade,
Da caridade e da ciência.
Penetrando no interior dos lares,
Meus olhos serão cegos,
Minha língua calará os segredos
Que me forem revelados os quais terei
Como preceito de honra;
Nunca me servirei
Da minha profissão para corromper
Os costumes ou favorecer o crime.
Se eu cumprir este juramento com Fidelidade,
Goze eu a minha vida e a minha
Arte com a boa reputação entre os homens
E para sempre; se dele me afastar
Ou infringir suceda-me o contrário.
Hipócrates – 460 A. C.

7 comentários:

  1. filhota:
    emocionado,com agua nos olhos, pela escrita, pelos sonhos, pelo juramento. do jeito que vc é, será a médica que o mundo precisa.
    beijo e benção.

    ResponderExcluir
  2. dá-lhe Nana. Você lindona por fora e por dentro. Forme-se logo para ajudar a cuidar dessa sua tia véia.
    Beijos Maria Madrinha

    ResponderExcluir
  3. Nana, o mundo precisa de muitos médicos que tenham sentimentos iguais aos teus!
    Aqui está o seguidor número 2 do teu cantinho (imagina se eu ia pretender tirar o número um do doutor Bernardo!)
    beijos!
    (Ficou bem a camiseta do casal dançando tango?)

    ResponderExcluir
  4. Eita! Mais um blog bom de ler!
    E mais uma médica! Uhuuuu!!!
    Conte comigo para o que precisar!

    Beijo e parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. Joaninha !!!!
    Vc me fez chorar !!! e muito !!! Seu texto é lindoooooo !! Faz tempo que não vejo um assim !! Sua irmã será sua leitora mais que fiel !! Se Iara conseguir ficar 5 min sentada, irei ler para ela. Agora que me acalme, farei uns comentários:
    1) Não sei se vc sabe, mas quando passei no vestibular, fiquei entre ganhar dinheiro e realizar o meu grande sonho. Explico. Passei para Terapia Ocupacional e Biologia. Sabia que se fosse T.O, ganharia dindin, mas passaria o resto da vida entre um consultório e minha casa, casa x consultório, consultório x casa...Pausa.(leia-se consultório como hospital, clínica de reabilitação ou até quem sabe um manicômio, mas este correria um grande risco de ir e não voltar). Mas se fosse bióloga.. hááááá a biologia, desde o meu primeiro dia de aula fiquei facinada pela matéria, perdidamente apaixonada (pelo professor também)!!! Sabia que morreria pobre, com P maiúsculo. Meu pai veio do interior, no meio da semana só para fazer minha matrícula!! Abri a porta de casa e lá estava ele de braços abertos perguntando:
    - Qual das Universidades iremos ?
    Mil coisas se passaram pela minha cabeça, mas no final vi um caracol. Seria um sinal?
    O que significaria ? Será que a concha seria o AP. que compraria com dindin ??? Mas o caracol estava andando... casas não andam !!!! Não, eu era o caracol !!! Indo para todos os lugares, com minha casa nas costa !! Respondi sem pestanejar !!
    - Direto para Católica !!!
    Ele assinou o contrato, pagou a matrícula (sem nem reclamar do preço) e me entregou a grade curricular !! Biologia 1,2,3,4 e 5; zoologia 1,2,3,4 e 5; botânica 1,2,3,4 e 5; hematologia, ecologia... Foram os anos mais felizes da minha vida !!! Pensei em desistir algumas vezes.. - Vou largar esta porra toda e ir morar na Chapada Diamantina !! Mas não fiz.. graças a deus... Corri atrás do meu grande sonho, que no final me pareceu tão pequeno... eu só queria SALVAR O PLANETA !! coisa pouca..uma bobagenzinha !!
    2) sabe o pq deste blábláblá todo? Para te dizer que eu tenho certesa, de que vc será uma médica de proporsões colossais !!! - Dra. Nana, por favor compareça a sala de parto !!!
    Te amamos muito, bjs meus de Iara

    ResponderExcluir
  6. meu coração não aguenta duas filhas me emocionando. depois não se queixem se eu morrer!!!

    ResponderExcluir
  7. Filhota! Que texto lindo!Que emoção!
    Vera

    ResponderExcluir